Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Moderador
Mensagens : 22
Data de inscrição : 02/12/2016
Ver perfil do usuário

[PAM] CARTOLA FC

em Seg Ago 28, 2017 3:33 pm


Que o Cartola FC é um game fantasy sobre futebol, no qual montamos nossos times conforme as rodadas do Brasileirão, isso imagino que quase todos já saibam. Porém, o que muitos não sabem ainda é sobre os scouts e até sobre a valorização das cartoletas. Então, vamos a um guia básico sobre esse jogo que nos faz passar tanta raiva.


Antes de sair escalando igual ao Felipão com Dante e Bernard, você precisa se cadastrar no site oficial do Cartola. Chegando lá, você irá preencher um pequeno formulário e passará por algumas etapas, desde a criação do seu time, que varia desde o nome e uniforme do seu time, até a opção de ser Cartoleiro PRO ou não.


Para entrar de vez nesse mundo e se tornar um cartoleiro, você precisará se acostumar com algumas palavras como "cartoletas e scouts", entender como funciona as valorizações e principalmente a xingar muitos técnicos por ai.

Todo cartoleiro começará sua primeira rodada com R$100 cartoletas, que é a moeda oficial do game. E quando se fala em cartoleta, já vem na hora aquela valorização que você sempre precisa. A pontuação do jogador é diretamente referente à atuação dele naquela rodada, e reflete a variação do seu valor para a rodada seguinte. Vamos exemplificar:

Na décima sexta (16°) rodada do Brasileirão desse ano (2017), o atacante Bruno Henrique, jogador do Santos, fez três gols contra o Bahia, e alcançou a pontuação de 23.70 pontos, considerada alta dentro do game. Com os três gols feitos, ele estava fazendo 24 pontos. Como sofreu três faltas, estava ganhando mais 1.50 pontos, que se anularam com -1.50 por três faltas cometidas. Ainda teve -0.30 por um passe errado, chegando à soma de 23.70 Além da pontuação incomum, ele não havia jogado a partida anterior, ou seja, sua pontuação estava zerada, o que aumentou ainda mais a valorização e o ganho de cartoletas com ele.

Nessa mesma rodada, também tivemos o inverso. Marlone, do Atlético-MG, fez incríveis 5 pontos.. negativos. Ele conseguiu o feito de tomar um cartão amarelo (-2), cometer três faltas (-1,50) e e errou cinco passes (-1,50), tudo em uma partida só. Nesse caso, quem escalou ele, se deu mal e perdeu algumas cartoletas.

Em resumo, a valorização ocorre conforme a pontuação anterior e atual do jogador (que estará lá na hora de escalar). Se um cara fez 2 pontos na rodada passada, e na atual ele está fazendo 19 pontos, a valorização será grande. Porém, se o cara fez esses 19 pontos na rodada anterior, qualquer pontuação abaixo disso significará desvalorização e provável perca de cartoletas.


Como dito acima, os pontos são recebidos (ou perdidos) de acordo com as atuações dos atletas em campo após cada jogo, através dos itens de scout. E falando nele, há dois tipos de scouts, os de defesa de ataque. É claro que há um determinado critério para cada posição, mas a maioria se aplica a todos. Vamos nos aprofundar um pouquinho mais nisso:


Roubada de bola (RB) = + 1,7
Falta cometida (FC)= - 0,5
Gol contra (GC) = - 6,0
Cartão amarelo (CA) = - 2,0
Cartão vermelho (CV) = - 5,0
Jogo sem sofrer gol (SG) - exclusivo para as posições de goleiro, zagueiro e lateral = + 5,0
Defesa difícil (DD) - exclusivo para a posição de goleiro = + 3,0
Defesa de pênalti (DP) - exclusivo para a posição de goleiro = + 7,0
Gol sofrido (GS) - exclusivo para a posição de goleiro = -2,0


Falta sofrida (FS) = + 0,5
Passe errado (PE) = - 0,3
Assistência (A) = + 5,0
Finalização na trave (FT) = + 3,5
Finalização defendida (FD) = + 1,0
Finalização para fora (FF) = + 0,7
Gol (G) = + 8,0
Impedimento (I) = – 0,5
Pênalti perdido (PP) = – 3,5

* LEMBRANDO QUE, os scouts são para todos os jogadores (com as exceções citadas, claro). Então, não é porque o scout é de "ataque" que a regra não se aplicará para um defensor, e vice versa.. Assim como um zagueiro que dá assistência irá valer, um atacante que conseguir roubada de bola também irá pontuar.



Claro que aqui na PAM nós temos uma liga pra interagir e disputar entre os membros do fórum. A liga é uma forma de trazer ainda mais dinamismo e interação para o fórum, além de gerar aquele boa e velha zoeira por parte de todos. Para entrar nessa disputa em nossa liga, basta clicar AQUI e ser redirecionado até lá.

4 - VOCÊ ESTÁ PRONTO!
Bom galera, esse foi um resumo bem simples mesmo, só pra apresentar vocês ao mundo do Cartola, e explicando um pouco sobre tudo. Qualquer dúvida vocês podem entrar em contato com alguém da moderação. Bom jogo a todos!








Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum